A criação de um fundo de emergência representa uma medida que em muito poderá ajudá-lo caso um dia se venha a encontrar numa situação financeira verdadeiramente desfavorável, e precise de ter acesso rápido a capital. Tendo em conta os tempos que correm, criar um fundo de emergência é algo no qual qualquer Português responsável deverá começar de imediato a pensar, pois só assim conseguirá garantir a qualidade do futuro da sua família.
Criar um fundo de emergência poderá revelar-se relativamente fácil, e para tal apenas precisará de seguir um pequeno conjunto de regras de gestão financeira que, quando devidamente aplicadas, muitas serão as vantagens que poderão trazer para o seu orçamento financeiro.
Algumas dicas importantes que deverá sempre seguir no que toca a um fundo de emergência:
Indice
- Crie uma conta poupança
- Prescinda da utilização de créditos
- Elimine despesas desnecessárias
- Poupe ao máximo
- Defina limites
Crie uma conta poupança
A criação de uma conta poupança poderá ajudá-lo a evitar cair na tentação de gastar mais do que aquilo que realmente deveria. A conta poupança impossibilita-lhe o acesso rápido ao dinheiro, contribuindo assim para que as probabilidades de vir a efetuar gastos desnecessários sejam eficazmente reduzidas.
Prescinda da utilização de créditos
Faça disto uma regra, e deixe de dar uso a cartões de crédito, assim como a quaisquer outras alternativas de financiamento. Sim, é verdade que, desta forma, muitas são as coisas que ficará privado de comprar. No entanto, também não se estará a endividar, e isso deverá ser sempre a sua maior preocupação, caso queira mesmo manter um bom nível de estabilidade financeira.
Elimine despesas desnecessárias
Pense em algo com o qual costume gastar dinheiro desnecessariamente todos os meses, e faça os possíveis para eliminar despesas. Em época de crise, o seu dinheiro deverá ser apenas aplicado em bens de primeira necessidade, pelo que, tudo aquilo que não se enquadre nesta categoria, deverá ser deixado para trás.
Poupe ao máximo
Sempre que precisar comprar algo, seja para si, seja para a sua casa ou familiares, opte sempre por produtos mais económicos. Isto não significa abdicar da qualidade, mas sim procurar alternativas que apresentem preços mais competitivos sem colocarem em causa os níveis de qualidade do produto.
Defina limites
Uma técnica bastante interessante para poupar dinheiro é definir limites, e fazer todos os possíveis para respeitá-los. Isto significa que, se ganhar 1000 euros por mês, deverá determinar um valor máximo desse dinheiro que poderá gastar com bens que não sejam de primeira necessidade. Independentemente da sua vontade, esse valor deverá ser sempre respeitado. Ao fazê-lo, poderá vir a conseguir colocar de parte quantias bastante aceitáveis, criando assim um bom fundo de emergência.
-->
Dicas Para Criar Um Fundo De Emergência | ComoEconomizar.net
Crie uma conta poupançaPrescinda da utilização de créditosElimine despesas desnecessáriasPoupe ao máximoDefina limites
financaspt
pt
https://financasde.pt/static/images/financaspt-dicas-para-criar-um-fundo-de-emergencia-comoeconomizar-1498-0.jpg
2024-09-19
Acording with the Digital Millennium Copyright Act (“DMCA”), Pub. L. 105-304 If you believe that your copyrighted work is being infringed, notify our team at the email [email protected]