Hoje trazemos 10 conselhos e dicas sobre como economizar gasolina na sua viatura. Veja estes truques e comece já hoje a colocá-los em prática.
Os carros consumem cada vez menos. Os veículos a diesel actuais até têm consumos impensáveis há uns anos atrás, e nem vamos falar dos de gasolina. Os motores são cada vez mais pequenos, com menor número de cilindros (há poucas marcas que tenham modelos com três cilindros). Estes motores são sobre-alimentados e têm sistemas de gestão evoluídos, permitindo economizar gasolina e ir cumprindo com as normativas europeias em termos de emissões.
Mas isso não significa que nos devamos reger sempre pelos números oficiais referidos pelas marcas. Por tudo isto, vamos hoje conhecer uma série de dicas de condução para ser mais fácil conseguir economizar gasolina. Aqui ficam então as 10 dias sobre como economizar gasolina nas nossas viaturas.
Indice
--->Recomendações como economizar gasolina:
Planeie bem as sua viagens
Uma viagem bem planeada permite chegar ao destino da forma mais rápida, fácil e segura, e ainda com a vantagem de fazer uma condução mais eficiente e economizando combustível.
Alongar apenas dez minutos uma viagem de 1 hora provoca um aumento do consumo de gasolina ou diesel na ordem dos 14 por cento.
Verifique a pressão dos pneus
Os pneumáticos devem andar com a pressão indicada pelo fabricante e segundo as condições meteorológicas. Para além de ser uma questão de segurança, ajuda a ter uma condução mais eficiente. Conduzir usando pneus com uma pressão 0,5 bares inferior à correcta reduz o rendimento do combustível 2 a 4 por cento em áreas urbanas e suburbanas, respectivamente.
Reduza as cargas desnecessárias
Antes de começarmos a andar devemos racionalizar o volume e a repartição da carga. Não é apenas uma questão de espaço.
Por exemplo, conduzir com 100 quilos de peso a mais, faz com que o consumo de combustível (num carro de tamanho médio) aumente 6 por cento.
Arranque e início de marcha
Ligue o motor do carro sem pisar o acelerador. Nos motores a gasolina pode iniciar a marcha imediatamente após o arranque. Nos motores a diesel, espere uns segundos antes de começar a andar.
Use a primeira apenas no arranque. Mude para segunda velocidade aos 2 segundos ou 6 metros, aproximadamente.
Comece a conduzir lentamente (20 km/h em 5 segundos para economizar 11 por cento de combustível) e evite acelerar bruscamente.
Manter uma velocidade uniforme
Mantenha a velocidade o mais uniforme possível. Procure fluidez na circulação, evite travagens, acelerações e mudanças de velocidade desnecessárias. Para desacelerar, levante o pé do acelerador e deixe rodar o veículo com a marcha metida nesse instante. Trave de forma suave com o pedal do travão e reduza de marcha o mais tarde possível, com especial atenção às descidas.
Circulando a mais de 20 km/h com uma velocidade metida, se não pisar o acelerador, o consumo de combustível é nulo. Em contrapartida, ao ralenti, o carro consume entre 0,5 e 0,7 litros/hora.
Não mantenha o motor inactivo
Em paragens prolongadas, é recomendável desligar o motor. Um motor ao ralenti durante 10 minutos (em ponto morto e com o ar condicionado desligado) consome 0,13 l/100 km de gasolina.
Uso do ar condicionado
Use o ar condicionado apenas quando for necessário.
Quando a temperatura exterior é de 25º C, o ar condicionado reduz o consumo de gasolina em 12 por cento. Na cidade, abrir os vidros (quando for seguro) é mais eficiente do que usar o ar condicionado.
Mas pode acontece o contrario quando se conduz a maiores velocidades, uma vez que há uma maior resistência ao ar.
Use o motor para travar
Se soltar o acelerador quando se der conta que tem de travar, vai baixar o consumo de combustível, mas o rendimento do motor aumenta uns 2 por cento.
Conduza sempre com uma distancia de segurança adequada e um campo amplo de visão que lhe permita ver dois ou três veículos à frente.
Mude de velocidade a baixas rotações
Optimize ao máximo as mudanças de velocidade. Circule o maior tempo possível nas relações mais longas e a baixas rotações (na cidade, sempre que for possível, utilizar a 4ª ou 5ª velocidades, respeitando os limites de velocidade).
Teoricamente, o torque do motor de um carro diesel aconselha a mudar de marcha entre as 1.500 e 2.500 rpm. No caso dos carros a gasolina o momento óptimo situa-se entre as 2.000 e 2.500 rpm. Se o seu carro não tem conta-rotações, a velocidade pode servir de referência. Assim, deve meter a terceira velocidade a partir dos 30 km/h, a quarta quando alcançar os 40 km/h, a quinta ao circular a 50 km/h e a sexta velocidade, se o carro a tiver, a partir dos 60 km/h.
Aproveite as descidas
As descidas são uma boa forma de ajudar a economizar gasolina. Aproveite a inércia para adiantar a mudança de velocidade circulando a baixas rotações.
Nas subidas, atrase ao máximo reduzir de marcha, aumentando a pressão sobre o acelerador, embora nunca pisando a fundo.
Estes foram os nossos conselhos sobre como economizar gasolina. Já usa alguns? Tem outros que utilize e que queira partilhar connosco? Deixe-nos o seu comentário!
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2024-11-30
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